Projeto Social em Cabo Verde com o patrocínio da MultiWay - Parte II


Estamos a contactar novamente para dar mais algumas informações relativamente ao trabalho que estamos a desenvolver aqui, na Ilha Brava.

Acabámos há duas semanas atrás o trabalho com as crianças, o qual teve um balanço bastante positivo. Das crianças com quem trabalhámos, selecionámos algumas através da sua pontualidade, assiduidade, empenho, vontade de aprender e participar nas atividades e tolerância às diferenças.

Hoje foi o 1º dia da 3ª semana de trabalho com os idosos e temos notado, no decorrer destas duas semanas que a presença das crianças tem sido fundamental para incentivar os mais velhos a participar nas atividades desenvolvidas. Como já referimos anteriormente, os idosos com quem trabalhamos são maioritariamente deficientes físicos (e/ou mentais) e como tal há que ter cuidados especiais (daí termos trabalhado primeiro com as crianças, também para as preparar) e exercícios mais específicos, para que todos possam acompanhar. Como decidimos escolher apenas crianças mais velhas, alguns exercícios tornam-se um pouco básicos e fáceis demais para elas, visto que elas já levam quatro semanas de trabalho a mais. No entanto, as mesmas têm sido bastante acessíveis e ajudam os idosos e deficientes naquilo que conseguem.

Os exercícios artísticos que temos desenvolvido nesta fase de trabalho são ligeiramente diferentes. Enquanto na 1ª fase tínhamos mais o objetivo de despertar nas crianças o interesse pelas artes, de modo que elas próprias à medida que vão crescendo se interessem e promovam as artes numa ilha onde as mesmas não florescem, nesta 2ª fase, devido à natureza dos problemas que os idosos/deficientes têm, percebemos que fazia mais sentido "utilizar" as artes para ajudar estas pessoas a ser mais independentes e sensíveis aos estímulos do dia-a-dia.

Também nos temos deslocado a várias localidades mais remotas para desenvolver os Laboratórios Creativ com crianças, os quais têm sido um sucesso. Um sítio onde as atividades correram lindamente foi em Fajã d'Água. Tanto mais que decidimos passar o fim-de-semana nessa localidade e fizemos uma sessão de cinema para a pequena comunidade de cerca de 80 pessoas. A aderência foi incrível e falámos com uma senhora holandesa, muito simpática, que mora na Brava à 4 anos e nos deu alojamento no fim-de-semana, e ela ficou de organizar já a partir do próximo mês sessões de cinema mensais, com filmes que lhe deixámos.

No próximo fim-de-semana irá decorrer, em princípio, o concurso "Brava Talentos". O objetivo do concurso é estimular o aparecimento de novos talentos nos domínios cultural e artístico, e apresentá-los à ilha. Queremos dinamizar a ilha, fomentar o gosto pelas atividades culturais e contribuir para a formação de cidadãos criativos e interventivos. As inscrições acabam hoje e temos 15 inscritos. Para garantir o prémio de 50 euros, necessitamos de 20 inscrições, que paguem o mesmo. Já gastámos muito dinheiro e tempo na divulgação do mesmo e por isso, estamos a tentar arranjar patrocínios que nos ajudem a pagar o valor do prémio, no caso de não chegarmos às 20 inscrições. Como as eleições aqui na Brava foram ontem e como já tínhamos falado com uma senhora de um dos partidos, que nos garantiu esse valor, vamos ver se sempre está interessada em patrocinar o concurso. Estamos a investir muito nisto por isso vamos fazer os possíveis e impossíveis para conseguir ir com o concurso para a frente. Caso consigamos, iremos também falar na rádio local para convidar todas as pessoas na ilha a assistir.

Por agora é tudo! Quando terminarmos o nosso trabalho por cá daremos mais informações!

Para seguirem e apoiarem este Projeto acedam a:
Desbravando a Brava

Comentários